sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Registrando seu livro

Quando terminamos de escrever nossos livros vem aquele sentimento de uffa, terminei.
Só que o trabalho está só começando. O primeiro passo antes de dar início a publicação é fazer o registro de autoria. Algumas pessoas preferem fazer isso depois que o livro está prontinho, mas eu optei por registra-lo assim que o conclui... e ai começam as primeiras dúvidas.

Vou descrever minha experiência, mas já ouvi algumas pessoas registrando de outras maneiras. Pesquise bem e se informe, porque seu livro é algo muito importante para ser deixado a mercê de pessoas com intenções duvidosas.

Site da Biblioteca nacional: https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais/registro-ou-averbacao


1° Conclusão e Revisão Básica

Assim que terminei de escrever reli o livro pelo menos uma vez para arrumar os erros. Não reescrevi as partes que senti que precisavam ser alteraras, porque isso eu faria na revisão geral. Depois você pode fazer averbação (alteração da obra) quando o livro estiver 100% pronto.

Fonte: Times New Roman
Tamanho: 12

Não tem a necessidade de folha espelho (uma capa com o nome do livro). Coloque somente o nome da obra e o seu embaixo antes de começar o primeiro capítulo ou o prólogo.

Não use espaços entre os parágrafos e os diálogos, somente nos casos de mudanças de cena no mesmo capítulo. Isso pode ser algo corriqueiro para muitos, mas eu ganhei uma mania de escrever com milhares de espaços e nem preciso dizer o trabalho que minha diagramadora teve para corrigir tudo. Tirando que isso economiza algumas páginas no momento da impressão.


2° Impressão e Rubrica

A impressão é a parte mais fácil. Todas as páginas precisam ser numeradas e cada uma delas precisam ser rubricadas (assinadas com um visto).

Margem: Superior e Inferior: 2,5 cm /  Esquerda e Esquerda: 3 cm
Papel: A4

NÃO ENCADERNE


3° Envio, Documentos e Valores

Abaixo eu coloco os links que você precisa ler sobre documentos, o requerimento e os valores.
Leia cada um deles com atenção.
O último é site onde você vai gerar o boleto para o pagamento, caso você não queira fazer o pagamento por boleto bancário.

PDF com os documentos e valores
https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/diversos/2015/1208-registroouaverbacao//583-registro-obras.pdf

PDF do Requerimento para Registro/Aveerbação
https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/diversos/2015/1208-registroouaverbacao/registro-ou-averbacao-579_0_0_0_0_0_0.pdf

Impressão do GRU (Guia de Recolhimento da União)
http://arquivo.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=69


O envio do livro é feito pelo correio para a Biblioteca Nacional, mas caso você tenha possibilidade de entregar pessoalmente tem duas opções, direto na BN que fica no Rio de Janeiro ou nos postos estaduais.

Postos Estaduais: https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais/postos-estaduais


Pessoalmente eles entregam um canhoto informando a entrega, por correio você precisa guardar o canhoto do correio. E em ambos os casos, guarde o recibo de pagamento do GRU.

Demora em torno de 6 meses para que você receba no seu endereço, que preencheu no Requerimento, o documento oficial que prova que o livro é seu, mas os canhotos que você guarda no momento do evio/entrega já te garantem isso.

O livro fica no acervo da BN para que você tenha como provar que a obra é sua em caso de plágio.

Bom é isso.
Espero ter ajudado e que minhas duvidas tenham sanado as suas.
Vou fazer outros posts sobre... o próximo será sobre ISBN.




=***





Um comentário: